São Joaquim apresenta seu Plano de Mobilidade Urbana – Veja o que muda na cidade agora

A Prefeitura de São Joaquim, juntamente com a empresa matricial Engenharia Consultiva, efetuou, na noite desta última segunda (07), uma audiência pública que irá definir os parâmetros do Plano de Mobilidade a ser implantado em São Joaquim. A empresa efetuou, desde 2019, um complexo estudo que resultou em diversos relatórios de diagnósticos e prognósticos para melhor definir a situação de mobilidade em São Joaquim. Entre os problemas e soluções apresentadas, está uma série de readequações no trânsito desde faixas elevadas, criação de semáforos e  binários, inversões de mão em algumas ruas, novas ligações entre os bairros e até mesmo a criação de um anel viário para a retirada de veículos grandes e pesados do centro de São Joaquim.

Veja os principais tópicos de mudança

Entre as principais alterações, que devem entrar em vigor já para os próximos dias estão:

  • A inversão da Rua Lauro Muller, que terá mão única partindo da Rua Paulo Bathke em direção a Prefeitura de São Joaquim – A barreira de plástico, separando as vias, em frente a antiga Pé Kente da esquina enfim deixará de existir e haverá um semáforo na esquina da Praça Cezário Amarante (na proximidade da casa da Família Ordendenge)
  • A Inversão da Rua Marcos Batista, com o começo em mão única, partindo da esquina da Funerária Santo Anjo até a CS Auto Elétrica – A barreira de plástico em frente a Água na Boca não existirá mais e a rua tomará sentindo único em direção ao SESC.  Na esquina da Natally Lanches haverá um semáforo no cruzamento com a Rua Egídio Martorano.
  • Rua Domingos Martorano ganhará sentido de vai e vem, alterando o sentido único ao lado do antigo DER e antiga SDR.
  • A Inversão da Boanerges Pereira de Medeiros, da Farmácia AC Farma até a Casa das Antenas, antiga Rodoviária.
  • Proibição de conversão á esquerda na Egídio Martorano de quem sobe em direção a Rua José Viera de Melo (vindo do Banco do Brasil até a esquina da Ekipauto virando para a rua da Celesc se tornará proibido a conversão a esquerda).
  • Semáforos na Rua Davidoff Lessa com a Aristides Cassão, conhecida como a esquina do Supermercado Silveira.

    Também na lista a Reformulação Geométrica e Funcional da Rótula em frente à escola  Martinho de Haro que será retirada e abrigará um desenho moderno que possibilite a segurança das crianças ao chegar à escola e também a facilidade do contorno de caminhões que passarem por ali. O local será substituído, em breve, por trecho asfáltico.


    Reformulação geométrica entre as ruas Aristides Cassão e a Avenida Silveira, em frente ao Cemitério que ganhará um trevo alemão no centro da pista (para conversão à esquerda) e permitindo que os outros veículos tenham acesso pela direita à rodovia SC-114.


     

    Reformulação geométrica na via de acesso à Rodoviária, CAIC e Manoel Cruz – que ganhará também um trevo alemão no centro da pista (para conversão à esquerda) e permitindo que se tenha acesso ao terminal rodoviário e as escolas Manoel Cruz e CAIC.


    Reformulação geométrica entre as Ruas Egídio Martorano e Agripa de Castro Farias – Onde será também instalado um trevo alemão, no centro da pista, próximo ao Tasca Materiais de Construção.


    Readequar lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas – As lombadas, faixas de pedestres e faixas elevadas serão readequadas, consoante as normas do CONTRAN ao qual determina os critérios e padrões de instalação. Uma lombada, por exemplo, não pode estar rente a um esquina. Todas passarão por um processo de readequação.


    Sinalizar Rotas de Preferência de Veículos Pesados – A melhor alternativa seria a construção de um anel viário para desvio do trânsito por fora do perímetro urbano, mas até lá, será necessário sinalizar rotas preferenciais de carga.


    Regulamentar locais e horários de carga e descarga – Com o plano de mobilidade será possível regulamentar os locais de carga e descarga que se estenderá pela vias centrais, aumentando a demanda, mas os horários “só serão permitidos das 8h às 10h e das 14h às 16h”.


     

    Uma rede cicloviária deverá ser implantada em São Joaquim, com a proposta sendo adequada nas largas calçadas das ruas Marcos Batista e a ligação aos portais da cidade, separando a ciclovia das calçadas de pedestres.

     


Para médio prazo o Plano de Mobilidade indica a criação de novas ligações entre os bairros de São Joaquim, melhorando a conectividade do sistema viário pelos chamados vazios urbanos:

  • Fazer nova ligação entre o centro até o Bairro Bela vista pela Rua José Vieira de Melo até a esquina do corredor às margens da escadaria.
  • Criar nova ligação viária entre o Bairro Bela Vista ao Bairro Jardim Minuano através do final sem saída da Rua Gov. Heriberto Hulse até a ligação da Rua Luciano Goulart Neto.
  • Implementar nova ligação entre os Bairros Boa Vista ao Bairro Jardim Caiçara abrindo um novo caminho entre as Cooperativa Sanjo e Hiragami’s Fruit, unindo as ruas Urubici a Treze de Março
  • Criar novas conexões para o Bairro Jardim Bandeira – Ligando área das Rua Irineu Bornhausen, Loteamento Dante Martorano e uma nova ligação do centro passando por trás da Escola Martinho de Haro.
  • Implementar conexões para os novos loteamentos – Criando uma nova via que possibilite, de forma rápida, o deslocamento por entre os Loteamentos Quatro Estações ao Loteamento Pradinho e Jardim das Hortênsias.

    Imagens da Audiência Pública sobre a Mobilidade em São Joaquim

    Vice-prefeita Ana Melo, Presidente da Câmara Ana Matos, Secretário do Planejamento Cesário Flores, Prefeito Giovani Nunes, Assessor Jurídica Domingos Martorano e o Engenheiro André Bressolin Pinto durante a audiência pública

     

    Casa cheia durante a Audiência Pública na noite desta segunda (07) na discussão sobre o Plano de Mobilidade Urbana de São Joaquim.

Apenas Lages e São Joaquim, na Serra Catarinense, montaram seu plano de Mobilidade Urbana, as coisas mudaram e o município vai ter que começar a pensar para frente. Temos que visualizar esse desenvolvimento, que a cidade está crescendo e vai crescer cada vez mais, por isso é importante projetarmos esse plano e melhorar cada vez mais a mobilidade urbana de São Joaquim” Finalizou o Prefeito Giovani Nunes

 

Veja a apresentação do Plano de Mobilidade na íntegra:

Veja o vídeo da Audiência Pública na íntegra:

 

1 COMENTÁRIO

  1. Seria interessante também pensar na construção de parques e praças para a prática de atividade física ao ar livre como caminhadas e a inclusão de profissional qualificado para respectiva orientação e aconselhamento no que tange a prática de AF.

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