Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Negócios » Governo cria grupo para discutir tributação de produtos lácteos em SC

NegóciosSanta Catarina

Governo cria grupo para discutir tributação de produtos lácteos em SC

sjonline mobile
Última atualização: 14 de abril de 2023 09:18
sjonline mobile
3 min de leitura
Compartilhar

As secretarias estaduais da Fazenda (SEF/SC) e da Agricultura criaram um grupo de trabalho para discutir o tratamento fiscal concedido aos produtos lácteos produzidos em Santa Catarina. A medida atende a uma antiga reivindicação da indústria leiteira e foi anunciada após reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta terça-feira (11).Fotos: Vicente Schmitt / Agência AL

Participaram do encontro os secretários Cleverson Siewert e Valdir Colatto e o diretor Dilson Takeyama (Administração Tributária da SEF/SC). Também estiveram presentes representantes do setor produtivo e do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite-SC).

Entre os pleitos apresentados pelo Sindileite-SC está a equiparação tributária com os Estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. O argumento é de que a cadeia produtiva do leite em SC enfrenta problemas de competitividade com os Estados vizinhos.

Em atenção aos produtores, um grupo de trabalho formado por técnicos da Fazenda, da Agricultura e do Sindileite-SC irá analisar os impactos financeiros dos incentivos fiscais solicitados. “A lógica é do diálogo, da transparência e da construção do melhor encaminhamento possível, a partir de estudos. Vamos buscar, em conjunto, transformar esses dados em informações e obter as respostas para todas as questões”, anunciou o secretário Cleverson Siewert.

O secretário Valdir Colatto destacou a importância de se manter a atividade leiteira de Santa Catarina competitiva e as famílias no campo. “A questão tributária tem grande influência nesse processo. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário e trabalharemos ao lado da Secretaria da Fazenda para chegarmos a um acordo”, reforçou Colatto.

Produção de leite cresce acima da média em SC

O diretor de Administração Tributária da Fazenda, Dilson Takeyama, esclareceu que a cadeia do leite em Santa Catarina já conta com uma renúncia fiscal de R$ 752 milhões apenas com os créditos presumidos. A carga tributária do setor lácteo, apontou, é considerada baixa e fica em torno de 1,68% ao ano.

O diretor observou, ainda, que a produção de leite no Estado tem crescido três vezes mais do que a média nacional, mesmo com tributação menos vantajosa em relação aos Estados vizinhos, e que o preço de alguns produtos catarinenses neste segmento é menor do que em outros Estados. Conforme Takeyama, a adesão aos mesmos benefícios praticados no Paraná e no Rio Grande do Sul acarretaria numa renúncia adicional de R$ 152 milhões ao ano em Santa Catarina, praticamente anulando a arrecadação do setor.

Com informações da Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:agronegócioSanta Catarina
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Índia pode se tornar o país mais populoso do mundo nos próximos dias; entenda
Próximo artigo Em livro, técnicos da Epagri/Cepa analisam os impactos da pandemia de Covid-19 na agropecuária catarinense
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
12°C
São Joaquim
nuvens dispersas
12° _ 12°
74%
4 m/s
dom
11 °C
seg
17 °C
ter
18 °C
qua
16 °C
qui
18 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

DestaqueMancheteNotíciasSaúde

Outubro Rosa: Governo de SC oferta 25 mil exames em um ano das Carretas da Saúde da Mulher pelo estado

1 mês atrás
NotíciasSaúdeSanta Catarina

Dengue SC: Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti

1 ano atrás
NotíciasSanta Catarina

PIB de Santa Catarina avança acima da média nacional e chega a 9%

5 anos atrás
Santa Catarina

Defesa Civil passa a fazer parte do currículo do ensino fundamental

5 anos atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?