in

Começou em São Joaquim a vacinação contra o sarampo e polio

A partir desta segunda-feira (06), todas as crianças de São Joaquim de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independente da situação vacinal. A nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo vai até o dia 31/08.

O dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto.

A Secretária Municipal de Saúde de São Joaquim, Terezinha Godoy, informou que fará a campanha de vacinação a partir de segunda-feira, dia 06, e que colocará avisos no rádio para que as mães fiquem atentas aos horários e dias de atendimento no interior do município:

“Desde o dia 6/8 até o dia 31/8, sendo o dia D, sábado, 18 de agosto, das 8h às 17h sem fechar a unidade central. Nos dias 7 e 8 estaremos no interior, será colocado no rádio para que as mãe fiquem atentas aos locais e horários” Respondeu Terezinha Godoy.

Embora as doses das vacinas venham do município de Lages em quantidades limitadas por semana, a Secretaria da Saúde não informou, quantas pessoas deverão ser vacinadas e nem qual é a meta da secretaria de saúde de São Joaquim para esta campanha.

SARAMPO

O Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.

No mundo, há registros de casos de sarampo em alguns países da Europa e das Américas. Em 2017, foram 173.330 casos registrados. Em 2018 (até maio), 81.635 casos confirmados, a maioria em países do Sudeste Asiático e Europa.

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. O Ministério da Saúde atualizou dia 01 de agosto as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação do sarampo no país. Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. No entanto, os surtos estão relacionados à importação. Isso ficou comprovado pelo genótipo do vírus (D8) que foi identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. Até o dia 01 de agosto, foram confirmados 742 casos de sarampo no Amazonas, 4.470 permanecem em investigação. O estado de Roraima confirmou 280 casos da doença e 106 continuam em investigação.

Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (1), Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados.

POLIOMIELITE

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão). O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

MIZUNO Fará a doação de valores da UPHILL para a Associação Bonjardinense de Turismo

Colatto envia mensagem ao MDB: “agradeço o apoio de todos que sonhavam, como eu, em votar em um senador do MDB”