Águas Limpas: réus são condenados a mais de 83 anos na Serra de SC

Foto: pixels

O juiz Alexandre Takaschima, titular da 2ª vara Criminal da comarca de Lages, sentenciou processo que apurou esquema de corrupção em contratação de empresa para administrar fornecimento de água e saneamento em Município da Serra Catarinense, na chamada Operação Águas Limpas.

Os nove réus, dos quais, sete ex-servidores públicos municipais e dois empresários, foram condenados pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva e crimes da lei de licitações. Os atos foram praticados entre 2013 e 2014. Somadas, as penas chegam a 83 anos e dois meses, e variam de prestação pecuniária e serviços à comunidade até reclusão em regime fechado, conforme o grau de gravidade de cada crime.

Dois dos nove réus optaram pelo acordo de colaboração premiada. Já os sete ex-servidores deverão pagar, solidariamente, a quantia de R$ 2,6 milhões, a título de valor mínimo da condenação, a ser revertido ao Município.

Todos poderão recorrer da decisão em liberdade. O processo tramita em segredo de justiça. Em outra ação relacionada aos mesmos fatos, o ex-prefeito foi condenado em 2019 pela Justiça catarinense a 31 anos e sete meses de reclusão pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa (por 22 vezes), dispensa indevida de licitação (por duas vezes) e fraude a licitação.

Fonte: NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.