in

Perigo iminente: Ponte das Goiabeiras por um fio no Caminhos da Neve

As últimas notícias que chegam da famigerada Rota Caminhos da Neve dão conta de que a ponte das Goiabeiras está apenas por um fio, ou melhor: “apenas por um pranchão de madeira” logo após a passagem de um caminhão carregado que ocasionou ainda mais o aprofundamento das colunas, deslocamento das escoras e quebrou, também,  a parte de concreto da ponte.

 

O que estava ruim, ficou ainda pior

A Ponte das Goiabeiras, localizada no Rio Pelotas é principal divisa entres as Serras Gaúchas e Catarinense, passando pelas cidades de São Joaquim- SC e Bom Jesus-RS. Ela é um drama para para os produtores de maçã, para os madeireiros e também para o turistas que se arriscam diariamente para cruzar dos dois estados pelo caminho mais curto.

Com a federalização da obra em 2018 e com destinação de R$ 40 milhões aprovados pela Bancada Catarinense para o orçamento de 2019 para a Caminhos da Neve, uma nova luz se ascendeu no fim do túnel para os expectadores gaúchos e catarinenses. Mas não se sabe o porquê o estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul ainda não entregaram a papelada necessária para a transmissão da Rodovia Caminhos da Neve para o Governo Federal, sendo assim, o Governo Federal ainda não recebeu a rodovia oficialmente e ela ainda continua com a jurisdição do estado.

Na semana passada uma grupo de moradores e usuários da temível Ponte das Goiabeiras executaram o reparo da mesma ao instalar novos pranchões de madeira para o acesso de motoristas e caminhões pela ponte, mas todo o trabalho foi jogado pelo ralo após esse novo incidente com caminhões carregados.

 

Alguns usuários chegaram a providenciar remendos com outros pranchões, atravessados sobre os trilhos de ferro e também dispuseram pranchões de madeira sobre a estrutura de concreto, mas fica cada vez mais evidente que a servente Ponte das Goiabeiras pode estar chegando ao seu fim. Os próprios usuários já alertam: “Somente veículos leves” para evitar um colapso total na ponte.

Mas como isso e em plena safra da maçã ?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais dois fins de Semana para aproveitar a Vindima na Altitude Catarinense

Colégio São José – Projeto “Águas do nosso São Mateus” mostra para alunos a importância da preservação