in

Enoturismo ganha força em São Joaquim e Altitude Catarinense

Vinhos da região atraem 55 mil turistas na Vindima, em março. 

Para os amantes de um bom vinho, a região de Altitude de Santa Catarina pode ser o destino de uma viagem por paisagens cênicas e sabores que remontam a várias partes do mundo. Conhecida como Rota dos Vinhos Finos de Altitude, o caminho composto por 22 vinícolas recebeu nesta sexta-feira (27) a visita do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que conversou com produtores sobre o potencial do enoturismo na região.

Ele visitou as Vinícolas Leone di Venezia, Villa Francioni e D’Alture e destacou a importância que o enoturismo tem para desenvolvimento da região.

Vinícola Leone di Venezia recebendo o Ministro Vinícios Lummertz

“Está consolidado o grande programa de produção de vinho de altitude em Santa Catarina, com vinícolas abertas à visitação, fortalecendo um novo tipo de turismo. O turismo de experiência, que ajuda a indústria, a agricultura e o comércio. A atividade turística não é passiva, ela é geradora de riquezas. Prova disso é que o que está sendo feito aqui já é realizado em outros países como Itália e França, países fortes no segmento. Esse é o futuro de Santa Catarina e também do Brasil”, defendeu o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.

Deputado Edinho Bez, Ministro Vinicius Lummertz, Dani Oliveira e o Presidente da Santur Valdir Walendowski fazendo um brind na Vinícola Dalture em São Joaquim

Concebido há três anos, o roteiro passa por nove cidades catarinenses: São Joaquim, Água Doce, Videira, Campo Belo do Sul, Urupema, Urubici, Bom Retiro, Rancho Queimado e Treze Tílias. Responsáveis pela produção de 1,5 milhão de garrafas por ano, a rota recebe durante a Vindima, em março, 55 mil turistas.

Acari Amorin no centro da foto com uma manta vermelha ao lado do Ministro

“O turismo é a grande oportunidade de desenvolvimento econômico e social de toda a Altitude de Santa Catarina. Mas, especialmente, o enoturismo alavanca importantes oportunidades de negócios como hotéis, pousadas e restaurantes, trazendo desenvolvimento para a região”, explicou o novo presidente da Associação de produtores de Vinhos de Altitude de Santa Catarina, Acari Amorim.

Enólogo Nei Rasera e Adriana de Freitas da Vila Francioni presenteado o Ministro do Turismo Vinícius Lummertz

ENOTURISMO – O Ministério do Turismo tem atuado para fortalecer o segmento de enoturismo no País, motivado pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e das tradições e cultura das localidades que produzem a bebida. A Pasta, já em 2016 e 2017, iniciou com seminários para discutir os desafios e perspectivas para o desenvolvimento do turismo nas vinícolas brasileiras.

 

Empresário Don Roberto Chaves mostrando no horizonte os investimento e a importância do Enoturismo em São Joaquim para o Ministro do Turismo Vinícius Lummertz

Imagens São Joaquim Online com informações da Agencia de Notícias do Turismo

Comments

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comments

0 comments

Vinícola Leone di Venezia recebeu o Ministro do Turismo Vinicius Lummertz

Vinícola D’Alture demonstra a importância do Enoturismo para o Ministro Vinicius Lummertz