in

Epagri realiza degustação de vinhos de variedades resistentes (PIWI) em São Joaquim

Pensando sempre em inovação e atentos às novas tendências do mundo vitícola, a Epagri através das estações experimentais de São Joaquim e Videira, realizou no dia 31 de outubro uma degustação de vinhos provenientes de variedades PIWI, que é a abreviatura do termo alemão “pilzwiderstandsfähige” que significa variedades de videira resistentes a doenças fúngicas. O grande diferencial das variedades PIWI consiste na combinação de resistência à míldio e à oídio e alta qualidade dos vinhos.

O evento contou com uma breve apresentação do projeto de variedades resistentes, das características físico químicas e organolépticas de cada variedade pelo pesquisador Alberto Brighenti. Em seguida o pesquisador Vinicius Caliari coordenou a degustação, apresentado os vinhos que foram avaliados pelos participantes, atribuindo notas para os atributos de qualidade de cada variedade.

Foram avaliados seis vinhos de variedades provenientes da Alemanha e da Itália, dois tintos Regent e Prior e quatro brancos Bronner, Calardis Blanc, Helios e Aromera. Os pesquisadores acreditam que estes tipos de uvas resistentes podem se tornar mais uma alternativa que promova a diversificação e a sustentabilidade da vitivinicultura catarinense. Com variedades mais adaptadas as regiões produtoras do Sul do Brasil e que produzam vinhos de elevada qualidade.

O evento contou com a participação de representantes do setor produtivo através da associação “Vinhos de Altitude”, do presidente, diretor de pesquisa e pesquisadores da Epagri, técnicos ligado ao setor produtivo da uva e do vinho, e foi coordenado pelos pesquisadores ligados a vitivinicultura das Estações de São Joaquim e Videira.

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Wine Festival Pedra Branca reúne vinho, música e gastronomia

PREVISÃO DO TEMPO NOS DIAS 6 A 9 DE NOVEMBRO DE 2018.