Cooperativa de Maçã tem vazamento de gás amônia durante a madrugada em São Joaquim

O Corpo de Bombeiros  relatou a ocorrência de um vazamento de gás amônia numa das câmaras da Cooperativa Agrícola Frutas de Ouro, ás margens da SC-110, na área industrial de São Joaquim, que foi identificada por volta das 3h30min da manhã desta segunda-feira (15).

Auxiliados por um funcionário da empresa, os Bombeiros chegaram ao ponto central do vazamento com ajuda roupas especiais e cilindros de oxigênio, onde desligaram as válvulas, contendo a proliferação do gás amônia que é utilizado para a refrigeração em câmaras frias. Ninguém ficou ferido.

Como o incidente ocorreu de forma isolada, a empresa já opera normalmente na manhã desta segunda-feira.

Muito utilizada no passado, a amônia nunca esteve totalmente fora de uso no meio industrial, apesar de ter perdido espaço com a introdução dos CFCs, dos HCFCs. (que causam danos a camada de ozônio ) e dos CO2 subcríticos, atualmente, em virtude de suas propriedades termodinâmicas, assim como pelo fato de ser barata e eficiente é uma das mais utilizados no processo de refrigeração industrial nas câmara frias de São Joaquim e consequentemente é uma das que mais geram riscos de escape, é tanto que os Bombeiros joaquinenses já tem um notável histórico de atendimento característico deste tipo de vazamento de amônia nas Câmaras frias da Capital Nacional da Maçã.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.