in ,

Mulheres Joaquinenses participarão do Duelo de Anita pela Vida.

 Esse ano a edição tem um tema muito especial. Duelo de Anita pela vida”. Visa conscientizar as mulheres sobre a importância do auto exame e prevenção do câncer de mama. A Força Feminina no Laço Comprido! Anita Garibaldi nos deixou um legado de coragem e fibra, deixou a inspiração que deu nome ao Duelo de Anita, um evento em que as mulheres são as estrelas, o lugar onde tudo é possível, onde as prendas laçam com orgulho, os peões apoiam e laçam junto, e a guerra é contra a submissão e a desigualdade.

Objetivo de homenagear a heroína de dois mundos “Anita Garibaldi”.

Resgatar através das atrações campeiras, modalidades e categorias variadas as quais envolvam peões e prendas de todas as idades em laçadas individuais, duplas, trios, pai e filho, laço casal e em destaque a laçada “ DUELO DE ANITA” que é uma disputa entre prendas, onde todas estarão vestindo a camisa do evento, e a vencedora receberá como troféu a estatueta de Anita Garibaldi.
Durante o evento terá a apresentação de Artistas Catarinenses que cantam músicas em homenagem a Grande Heroína Anita Garibaldi, além de apresentação de filmes em telões e narração de sua história heroica pelos narradores e locutores do evento.

Este evento é direcionado ao público em geral e em especial as prendas que cultuam a tradição gaúcha, que assim como Anita, são mulheres que se espelham nas grandes virtudes de Anita: guerreiras, corajosas e talentosas. que apoiam a cultura catarinense e gaúcha.
Queremos dar continuidade a este evento de grande expressão pois, Anita Garibaldi, merece esta justa homenagem. Ana Maria de Jesus Ribeiro, catarinense, nascida em Laguna, era uma mulher de origem humilde que consegue reunir, ainda hoje, palavras que fundam a experiência humana comprometida com seu tempo. Coragem, bravura, tenacidade, persistência, insubmissão, paixão, fascinação, são estes os atributos alinhados à vida heroica de Anita, e é esse seu condão que não cessa de acender as mais autênticas inspirações, trazendo-a para além de seu tempo e das páginas da história, Anita, uma mulher determinada pela certeza de um grande amor, Giuseppe Garibaldi. Assim ele se refere à Anita: “a mulher cuja coragem desejei, tantas vezes fosse minha”.
Por seus feitos heroicos em terras brasileiras e estrangeiras, juntos, fizeram-se merecedores da admiração, respeito e reflexão sobre a importância do papel que exerceram na defesa e ampliação de fronteiras na América Latina e na unificação da Itália. Contudo, pouco desse grandioso episódio histórico, que fez da lagunense Anita Garibaldi a “Heroína de Dois Mundos”, é hoje conhecido pelos jovens brasileiros. Os livros didáticos, registros dos fatos memoráveis, apenas mencionam a participação e a bravura de Anita, na Guerra dos Farrapos e República Juliana, no período da Regência e suas revoltas regionais, ignorando uma das faces entre os múltiplos traços históricos deixados por Anita Garibaldi: a inabalável força de seus sentimentos e afetos.
Oportunizar, à sociedade brasileira, o conhecimento de um dos muitos ângulos não mostrados pela História Oficial, é o que justifica este projeto: resgatar momentos altamente expressivos, vividos por esta heroína catarinense, brasileira que “navegou por mares desconhecidos”,
Com responsabilidade e grandeza, queremos alcançar os objetivos propostos proporcionando emoção, genuinidade, beleza, a um dos episódios mais significativos da história catarinense, a história de Anita, sua liberdade, entendida como determinação, coragem e luta por amor.

Na foto a Joaquinense Paloma Cavalo interpretando a Heroína Ania

“Heroína de Dois Mundos”, é hoje conhecido pelos jovens brasileiros. Os livros didáticos, registros dos fatos memoráveis, apenas mencionam a participação e a bravura de Anita, na Guerra dos Farrapos e República Juliana, no período da Regência e suas revoltas regionais, ignorando uma das faces entre os múltiplos traços históricos deixados por Anita Garibaldi: a inabalável força de seus sentimentos e afetos.

A história conta os feitos de várias mulheres que a frente do seu tempo decidiram romper barreiras e plantar sementes para novas flores no futuro, essas mesmas mulheres que hoje são vistas como heroínas, já foram muito criticadas, mal vistas e mal faladas por não querer seguir os padrões de uma sociedade machista. E hoje, ainda que haja relutância e o progresso seja lento é graças a essas mulheres que tiveram a coragem de ser quem elas queriam que hoje podemos estar onde queremos, que podemos lutar pela conquista do nosso espaço e dos nossos sonhos, que temos a consciência de sermos fortes.

Anita Garibaldi nos deixou um legado de coragem e fibra, deixou a inspiração que deu nome ao Duelo de Anita, um evento em que as mulheres são as estrelas, o lugar onde tudo é possível, onde as prendas laçam com orgulho,  os peões apoiam e laçam junto, e a guerra é contra a submissão e a desigualdade.

 

O lindo evento contará com a presença de seis Joaquinenses que amam o tradicionalismo e abraçaram esta causa, conversamos com elas sobre o evento :

A gente está sempre presente no duelo, fizemos um grupo de gurias e a gente se reúne pra ir em rodeios, o Duelo de Anita foi o primeiro que a gente se reuniu pra ir juntas  isso em pelo menos 3 edições anteriores do Duelo já é um rodeio que merece ser presenciado,  é mágico. A cada ano conseguimos levar mais amigas e isso é muito gratificante. Vencer não é o mais importante pra gente, mas sim fazer o que a gente ama na companhia dos amigos, uma torce pela outra e temos uma relação muito bonita de amizade e respeito! Albanessa Sá, Amanda Costa Amaral, Tamara Costa, Vanusa Velho, Regiani Souza, Lari Cristini,  Paloma Carvalho, confirmadas para este grande duelo no próximo fim de semana em Santo Amaro da Imperatriz na grande Florianópolis. 

 

A Idealizadoras Carmem Besen, que está fazendo tratamento, uma mulher guerreira assim como Anita, ela transmite força e coragem como inspiração para muitas mulheres, este ano o evento é dedicado a ela e a luta contra o câncer de Mama.

ANITA GARIBALDI, heroína de dois mundos. Uma mulher que lutou pelos seus ideais. Mulher Guerreira, forte e determinada.

Idealizadoras do Duelo foi a  Carmem Besen, juntamente com sua filha Mariana Justen Besen,, era 1* prenda do Brasil.

Confira o  Clip Duelo de Anita pela Vida!

 

 

Confira a Programação Completa:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

A paródia “No ritmo do Benedito – Invernito” virou febre nos grupos pelo WhatsApp

Embratur desenvolveu nova marca para atrair turistas internacionais