Você se lembra? Há 25 anos houve o Eclipse Total do Sol em 3 de Novembro de 1994

Quem se lembra daquele fatídico 03 de Novembro de 1994 ? Pois bem, era o período matutino de uma quinta-feira, teve um amanhecer normal como todo amanhecer ensolarado da primavera na Serra Catarinense. A População estava um pouco perplexa, pois os cientistas haviam anunciado em todos os canais de Televisão que a região sul do Brasil evidenciaria um Eclipse Total do Sol e que pela primeira vez seria possível registrá-lo.

 

Na radio local, denominada Radio Difusora, em São Joaquim, na Serra Catarinense, o lendário Padre Blévio Oselame discordava dos cálculos dos astrônomos e cientistas dizendo quem ninguém seria capaz de prever a escuridão e que, se caso isso acontecesse, somente a vela benta é que poderia clarear se o dia se transformasse na noite repentina. Tal declaração do Padre, na época, fez com que a população fizesse filas para a compra de velas bentas.

Eclipse Registrado em Criciúma – Imagens PortalSatc

Mesmo os mais descrentes do fato, não puderam criar argumentos suficientes para aplacar toda a mídia que constituiu aquilo como o evento mais impressionante no fim do milênio para a América do Sul.

Na televisão a preocupação maior era a forma prejudicial da incidência dos raios solares diretamente no olho humano, já que toda a população estava de olho nos céus. Muitos utilizaram óculos escuros, protetores de solda e até mesmo os disquetes 5 1⁄4 que eram famosos na época para poderem observar o Eclipse do sol. Porém a grande parte da população fitou os céus a olhos nus.

Figura mostra por onde a sombra se projetou na América do Sul

No tocante, era 10h33min da manhã e um leve viração tomou conta da manhã quente e ensolarada, diminuindo constante e rapidamente a temperatura. Minutos mais tarde moradores perceberam a brusca mudança de luminosidade. Exatamente as 10h44min o sol começou a ser encoberto pela sombra da lua projetando uma imensa penumbra sobre a America do Sul, especialmente em Santa Catarina.

A gigantesca sombra tinha mais de 200 quilômetros de diâmetro e foi avançando cada vez mais até encobrir o disco solar totalmente. O Eclipse teve um pouco mais de 7min de duração.

Momento em que o sol ficou totalmente encoberto

Os animais obtiveram hábitos noturnos, os cachorros e gatos se encorujaram como se fosse noite. Os sapos e pirilampos vageavam em plena e momentânea escuridão, os bovinos e equinos se recolheram as galinhas correram para o poleiro e os galos começaram a cantar.

Muitos achavam que era o fim dos tempos e que o escuridão seria eterna, mas momentos depois, a uma velocidade a cerca de 3 000 quilômetros por hora, a sombra começou a progredir para Oceano Pacífico e o dia voltou a raiar pleno como se nada tivesse acontecido no curso natural das coisas.

Enfim foi um evento fantástico que só voltaremos a presenciar em 2046 no Brasil. Então Vamos aguardar o próximo Eclipse.

Veja os vídeos e reportagens feitas na época:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.