Aplicativo Meu INSS: Como se cadastrar?

Nos últimos anos, o Governo Federal vem investindo nas tecnologias e facilidades para tornar os processos, antes burocráticos, mais simples e acessíveis. Uma destas mudanças foi a criação de sites e apps, assim como o Aplicativo Meu INSS.

Este aplicativo trata basicamente dos assuntos relacionados a aposentadoria, benefícios e assuntos pertinentes ao trabalho. Além disso, é uma ferramenta para autônomos e microempreendedores individuais.

Sendo assim, a ferramenta oferece diversos serviços com muita praticidade com o intuito de agilizar os procedimentos para que você possa realizar consultas e verificar a situação de suas necessidades dentro do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ao todo, são 90 serviços oferecidos aos brasileiros em relação à previdência social. Para utilizar estes serviços, é necessário um cadastro inicial com algumas informações pessoais, tal como documentação.

O objetivo do aplicativo é unificar as ações de aposentados e pensionistas dentro de uma única ferramenta virtual. Além da praticidade, evita o deslocamento até alguma agência do INSS para resolver ou consultar informações.

Quais serviços são oferecidos no aplicativo?

Os recursos disponíveis são muito úteis e apresentam os benefícios para os usuários com uma interface simples e prática. Sendo assim, o Aplicativo Meu INSS, com ideia de substituir Dataprev, tem como principais ferramentas os seguintes recursos:

  • Consultar informações gerais relacionadas à previdência social;
  • Realizar prova de Vida pelo Celular
  • Realizar agendamento de consultas, tal como perícia médica ou benefícios;
  • Realizar consulta de extratos de pagamentos;
  • Verificar o pagamento de empréstimo consignado;
  • Possibilidade de realização de simulação de aposentadoria;
  • Verificar todo seu histórico de contribuição/trabalho.

Portanto, é possível identificar uma melhoria nos setores burocráticos relacionados à previdência social. Com o aplicativo Meu INSS, muitas informações podem ser obtidas sem a necessidade de comparecer a uma agência. Sendo assim, veja como se cadastrar.

Cadastro no Aplicativo Meu INSS

Você pode realizar seu cadastro tanto pelo site quanto pelo aplicativo. Portanto, são duas opções para realizar a mesma operação.

1 – Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo disponível para Android e IOS (Play Store e App Store).

2 – Em seguida, clique em “Inscrever-se no INSS”.

3 – Após este passo, uma aba aparecerá solicitando dados como:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Email;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • RG (Registro Geral);
  • NIS/PIS (Carteira de Trabalho);
  • Informações gerais relacionadas à previdência social.

4 – Depois de completar estes dados, você terá que criar uma senha de acesso ao portal Meu INSS. Por ser uma fonte com muitos dados pessoais, é recomendável criar uma senha forte, com diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.

5 – Feito os passos acima, basta entrar em sua conta e buscar as informações desejadas. Para realizar o login, digite seu CPF e a senha criada anteriormente.

Desta forma, você conseguiu completar seu cadastro no aplicativo Meu INSS e pode utilizar os serviços disponíveis em alguns cliques. Caso tenha dúvidas, o portal Meu INSS dispõe de uma aba que esclarece qualquer tipo de dúvida em relação ao serviço virtual.

É possível solicitar serviços sem criar senha?

Sim, você pode realizar alguns serviços sem a utilização do seu cadastro. Basta informar seu nome completo, CPF e data de nascimento. Em seguida, clique em “continuar sem login”.

Os serviços disponíveis sem utilização de cadastro são:

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia;
  • Emitir guia de pagamento;
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT);
  • Verificar o calendário de pagamentos de benefícios;
  • Encontrar agências mais próximas;
  • Verificar autenticidade de documentos.

Ainda assim, é importante ressaltar que estes recursos são genéricos. Aqueles que envolvem mais especificidade para você é necessário a criação da conta no aplicativo ou no site.

Quem pode acessar o aplicativo? É seguro?

O aplicativo está disponível para todos os segurados do Regime Geral de Previdência Social que  necessitam dos serviços federais, tais como aposentados, pensionistas, beneficiários, entre outros.

Tanto o site quanto o aplicativo são 100% seguros, onde você tem a garantia de que seus dados e informações pessoais serão preservados. Sendo assim, evite passar a senha ou outras informações para terceiros caso você tenha dúvidas. Para isso, acesse a página do INSS e solicite por ajuda de algum servidor público.

O aplicativo Meu INSS é uma ferramenta muito útil e que facilitou a vida de muitos usuários. Vale ressaltar que este recurso já estava disponível antes mesmo da pandemia do coronavírus. Sendo assim, evitou aglomerações e deslocamentos até agências físicas.

O Meu INSS é gratuito?

Sim. Você pode baixar o aplicativo ou criar sua conta diretamente no site sem nenhuma taxa, sendo totalmente gratuito. Para consultar suas informações após realizar o login, também não há nenhum tipo de cobrança.

Em conclusão, é possível afirmar que o aplicativo Meu INSS é, sem dúvidas, um grande benefício oferecido pelo Governo Federal. A facilidade, rapidez e praticidade em receber as informações necessárias são os grandes diferenciais desta ferramenta. Se você necessita de algum destes serviços, não hesite em cadastrar sua conta e utilizar os serviços!

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.