O deputado estadual Marcius Machado destinou, por meio de emendas impositivas, recursos para a aquisição de 1.507 abafadores de ruídos, que serão destinados a crianças e adultos da Serra Catarinense. Uma primeira leva já foi entregue para os municípios de Anita Garibaldi, Bom Retiro, Bom Jardim da Serra, Painel, Ponte Alta, Rio Rufino, Urubici e Urupema.
Nesta quinta-feira, Marcius fez a entrega oficial dos equipamentos em Urubici.
Ao todo foram destinados 753 abafadores infantis e 754 adultos. Recentemente foram entregues 136 abafadores infantis para oito municípios serranos. A iniciativa busca ampliar o acesso a recursos que contribuem para o bem-estar e a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que podem provocar maior sensibilidade aos estímulos sonoros.
Os abafadores de ruídos são equipamentos desenvolvidos para reduzir a intensidade dos sons que chegam aos ouvidos. Para algumas pessoas autistas, determinados barulhos como sons muito altos, ambientes movimentados, sirenes, fogos de artifício, músicas ou conversas simultâneas podem provocar desconforto, estresse, ansiedade e até crises de sobrecarga sensorial.
Ao diminuir esses estímulos, os abafadores podem ajudar a pessoa a permanecer em ambientes que, sem esse recurso, poderiam ser excessivamente desconfortáveis. Dessa forma, o equipamento pode favorecer a regulação sensorial, a concentração, a participação em atividades escolares, sociais e familiares e a qualidade de vida.
É importante destacar que o abafador não tem a função de eliminar completamente os sons do ambiente. Ele reduz o nível de ruído, permitindo que a pessoa tenha maior conforto diante de estímulos sonoros intensos. A necessidade e a forma de utilização devem ser avaliadas de acordo com as características de cada indivíduo.
Mais inclusão e qualidade de vida
Para Marcius Machado, a destinação dos equipamentos representa uma ação concreta de apoio às famílias e às pessoas que convivem diariamente com a hipersensibilidade auditiva.
“A inclusão acontece quando conseguimos entender as necessidades de cada pessoa e transformar isso em ações concretas. Os abafadores de ruídos podem fazer uma grande diferença na rotina de uma criança ou de um adulto que sofre com a sobrecarga causada pelos sons”, destaca o deputado.
A entrega dos 136 abafadores reforça a atuação do parlamentar na defesa de políticas voltadas à inclusão e à melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e, especialmente, das pessoas com autismo.
Os equipamentos serão destinados aos municípios conforme a organização de cada administração municipal, permitindo que crianças e adultos que necessitam desse recurso possam utilizá-lo em diferentes situações do cotidiano.
Confira a quantidade destinada para cada município na primeira leva de entregas
Anita Garibaldi – 26 unidades
Bom Retiro – 26 unidades
Bom Jardim da Serra – 12 unidades
Painel – 07 unidades
Ponte Alta – 14 unidades
Rio Rufino – 08 unidades
Urubici – 34 unidades
Urupema – 09 unidades

