Clube do Livro: Pré-lançamento: ~Mulher, quem é você?~

Uma história de paixão pela vida, de Ivanete Dal Farra

O livro publicado pelas irmãs Izabete e Lizonete Dal Farra já encerra em seu título o teor das cerca de 100 páginas textuais que apresentam a biografia de Ivanete Dal Farra, Religiosa da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Castres, falecida em 2013, deixando um legado tanto para a Congregação quanto para leigos e leigas.

Além da biografia da Irmã Ivanete, as autoras apresentam a história da Congregação que, embora tenha sua Casa Mãe, em Castres, na França, seus braços se estendem por vários países, dentre eles, o Brasil.

Santa Catarina faz parte do roteiro da Congregação das Irmãs Azuis e é deste estado, precisamente da região de São José do Cerrito, que Ivanete Dal Farra, tendo por companhia familiar a irmã mais nova, Izabete,empreendeu um caminho de buscas e conquistas fortalecido na religiosidade quando entrou, aos 12 anos de idade, para a Congregação em Abdon Baptista, cruzando, mais tarde, as fronteiras estaduais e nacionais, passando por São Paulo e chegando a Roma como Superiora da Congregação.

Trata-se também este livro de uma homenagem aos cidadãos Cerritenses, por conta da contextualização social, temporal e histórica da fundação da cidade, revelando tempo, espaço e cultura que contribuíram para a formação dessa religiosa.

Constitui-se, ainda, em homenagem à fundadora da Congregação, Emilie de Villeneuve, canonizada pelo Papa Francisco em 2015, cuja história e exemplos de vida foram seguidos fielmente por Ivanete, assim como reverencia Maria de Nazaré, a quem Ivanete seguiu com todo o ardor e sobre quem escreveu para compor o material usado nos cursos de Mariologia que ministrou no Brasil e no exterior.

Izabete e Lizonete, irmãs consanguíneas de Ivanete, escreveram essa biografia a partir da vivência de Izabete na Congregação e do distanciamento físico, mas não emocional, da família vivenciado por Lizonete. Além disso, fundamentam a escrita as Notas Pessoais que Ivanete deixou registradas em três Cadernos, nos quais expôs sua vida, sua luta na Congregação para que ela seja de Pessoas em saída, ou seja, Pessoas que auxiliem os que tenham necessidades materiais, espirituais, que careçam de afeto e atenção, ações fundamentadas no que Ivanete mais prezava, amar ao próximo como a si mesmo, seguindo os ensinamentos de seu Mestre, Jesus Peregrino.

A vida desta Grande Mulher pode ser considerada como exemplo de força, de fé, de caminho aos que desejam fazer algo mais pelo próximo, porque o livro serve de inspiração a todos, religiosos/as, leigos/as, sobretudo aos Jovens em busca de uma história de paixão pela  Vida. Os exemplos de Ivanete podem ser seguidos por todos: O Amor é o fogo de sua entrega!

Mulheres marginalizadas, prostituídas por conta de sua condição de mulher, abandonadas e alvos de preconceito foram alicerce do empreendimento de Ivanete para construir abrigos, ofertar educação escolar e, principalmente, para ser o espaço de escuta de vidas sofridas. Ivanete, contudo, não se dedicou somente às mulheres, pois seu interesse era por todos os necessitados.

Para além disso tudo, essa biografia reconstitui a vida de uma mulher que fez escolhas desde os 12 anos de idade, que passou por momentos de dúvidas, mas que renovou as certezas na Fé e na Esperança de construir um mundo melhor. O que ficou para todos e todas que conviveram com Ivanete foi a certeza de que ninguém ficava imune ao seu encantamento de saber escutar.

depositphotos_125795742-stock-illustration-text-separators-deccoration-vector-set

As Autoras

004 - Izabete Dal-Farra

Izabete Dal-Farra (Autora)

Nasceu em Canoas, São José do Cerrito, em 1957. Fez seus estudos em Abdon Batista e em São Paulo. Professora, Licenciada em Letras, Especialista em Educação, após quatro anos de Formação no Institut de Formation Humaine Intégrale de Montréal (IFHIM – Canadá), desde 2015 atua como Conselheira de Formação Humana Integral. Há 41 anos é Religiosa das Irmãs Azuis, seguidora de Jesus-Salvador e de Santa Emilie de Villeneuve. Trabalhou por 10 anos em Cotia, São Paulo, onde, em conjunto com sua Comunidade, fundou o Colégio Madre Iva e o Lar Infantil Coração de Jesus. Missionária Ad-Extra, viveu fora do Brasil a maior parte de sua vida. Dedicou-se durante 20 anos à Educação da Juventude, como Diretora da Institution Immaculée Conception, em Libreville, no Gabão (África Central). Também trabalhou muitos anos na Formação para a Vida Religiosa e na Coordenação da Pastoral da Família, na Diocese de Libreville. De volta ao Brasil, no período de 2009 a 2012, atuou em Pernambuco, Petrolina e Minas Gerais, na Cidade dos Meninos de Governador Valadares. Hoje, trabalha como Formadora na Comunidade
Missionária Azul em Porto Príncipe, no Haiti. Engajada na Rede de Formação Humana do IFHIM-Haiti, está sempre abrindo caminhos, vivendo sua Missão, aprendendo com outras. Mulher apaixonada pela PESSOA em processo de crescimento, busca criar condições vinculares de amor para multiplicar a Paz e a Vida, na vida cotidiana!

depositphotos_125795742-stock-illustration-text-separators-deccoration-vector-set

004 - Lizonete Dal-Farra

Lizonete Dal-Farra (coautora)

Nasceu em Canoas, São José do Cerrito, em 1958. A sexta filha da família viveu e aprendeu, na zona rural, a amar suas raízes. Vários anos de sua vida adulta foram vividos em São Paulo, junto com as Irmãs Azuis, por isso é apaixonada pela Espiritualidade De Villeneuve, que encarna nos seus gestos e atitudes. Licenciou-se em Ciências Sociais, em São Paulo. Ao voltar a sua terra natal, casou-se e é mãe de Gabriela Casa, Médica Veterinária. Mestra em Educação, continua lecionando na Escola Itinerante Maria Alice Wolff Souza, de Lages, SC, a “Escola que anda”, como faz há 34 anos. Seu engajamento na Educação do Campo contribuiu para formar várias gerações de jovens que encontram nela uma referência para suas vidas. Mulher cuidadosa, responsável e grande Líder Comunitária, atua para que a Juventude em geral, sobretudo a do Campo, tenha melhores condições de Vida. Espalha alegria por onde passa, com seu jeito alegre de ser e de fazer acontecer a vida. Apoia e acompanha a
Missão Azul no Haiti, desejando dedicar um tempo de sua vida à Missão na África, como o fez em Lurdes, na França, em 2009.

depositphotos_125795742-stock-illustration-text-separators-deccoration-vector-set

Por que indicamos esse livro?

Porque ele nos mostra a vida de uma mulher catarinense que ultrapassou fronteiras com um objetivo: ser útil a alguém, seguindo sua fé religiosa, confiante na sua crença na humanidade.
O livro nos traz uma mulher real, um exemplo de determinação e coragem ao enfrentar as adversidades da vida.

depositphotos_125795742-stock-illustration-text-separators-deccoration-vector-set

 

Aos que tiverem interesse em ler e se apropriar dos ensinamentos dessa Grande Mulher Cerritense, Catarinense, brasileira e além fronteiras, o livro está em fase de pré-lançamento, com vendas para todo o Brasil diretamente com as autoras.
Contatos:
Lizonete Dal Farra – Fone/WhatsApp – (48) 99964-7574
Izabete Dal Farra – (65) 98172-1904
Valores de pré-lançamento:
R$ 20,00, com frete;
R$ 15,00, diretamente com Lizonete, em Lages (SC).
divider-2461548_1280.png

Ler é nossa paixão!
Escrever sobre livros é uma realização.

Essa é uma parceria de Bia Chiodeli, do São Joaquim Online, com Cintia Marinho, Instabooker, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, IG: @cici_books

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.