Confira todos os detalhes sobre o calendário escolar de 2022 da rede estadual de SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Está marcado para o dia 7 de fevereiro o início das aulas na rede estadual para o ano letivo de 2022. Os professores iniciam alguns dias antes, em 3 de fevereiro, para o planejamento pedagógico do ano letivo. O calendário completo divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (SED) pode ser acessado clicando aqui.

De acordo com o calendário, o recesso escolar de meio de ano inicia no dia 16 de julho. As aulas serão retomadas para o segundo semestre no dia 1º de agosto, e o término do ano letivo será em 16 de dezembro, com os conselhos de classe marcados para os dias 19, 20 e 21.

Acompanhe abaixo mais detalhes do calendário:

– 03 e 04 de fevereiro: Planejamento e Formação de Professores (Cada escola organizará a participação de seus profissionais no(s) respectivo(s) turno(s) de trabalho).
– 07 de fevereiro: Início das aulas com os estudantes
– 28 de fevereiro: Recesso de Carnaval
– 1º de março: Feriado – Carnaval
– 15 de abril: Feriado – Sexta-feira Santa
– 21 de abril: Feriado – Tiradentes
– 23 de abril: Dia da Família na Escola (Sábado letivo para as atividades relativas ao Dia da Família na Escola, conforme Lei Estadual nº 17335 de 30/11/2017)
– 1º de maio: Feriado – Dia do Trabalhador
– 16 de junho: Feriado – Corpus Christi
– 16 a 31 de julho: Recesso para os Estudantes
– 25 a 31 de julho: Recesso para os Professores
– 1º de agosto: Início do 2ºsemestre
– 07 de setembro: Feriado – Independência
– 12 de outubro: Feriado – Padroeira do Brasil
– 15 de outubro: Dia do Professor
– 02 de novembro: Feriado – Finados
– 15 de novembro: Feriado – Proclamação da República (Poderá ser considerado dia letivo para as unidades escolares que participarem das atividades cívicas).
– 16 de dezembro: Término do ano com os estudantes
– 19, 20 e 21 de dezembro: Realização dos Conselhos de Classe

Segundo período de matrículas

O primeiro período de pré-matrículas on-line para novos alunos na rede estadual de ensino foi realizado no início de dezembro de 2021. Os pais ou responsáveis que ainda não fizeram o cadastro on-line devem matricular o estudante no segundo período de matrículas, que acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro de 2022, na escola onde houver vaga disponível.

O processo é feito de forma virtual pela plataforma Matrícula on-line. No entanto, todas as escolas terão um posto de atendimento com computador durante o período de matrícula para auxiliar no cadastro dos estudantes. Para os responsáveis que precisarão de auxílio no preenchimento da pré-matrícula utilizando os meios eletrônicos da Unidade Escolar, a inscrição será realizada no horário de atendimento da respectiva escola durante os mesmos dias: 26 a 28 de janeiro de 2022.

Conheça o processo de matrícula

O procedimento é dividido em duas etapas. A primeira é a pré-matrícula, feita pela plataforma Matrícula on-line, onde o responsável cadastra os dados do aluno e escolhe uma das instituições de ensino que ainda têm vaga disponível, recebendo um protocolo para anotar ao fim do pxrocesso. Caso tenha dúvidas sobre como proceder, assista a

https://youtu.be/GlgJKqRWys8

A segunda é a efetivação da matrícula, feita presencialmente na escola, quando devem ser levados todos os documentos do estudante e o número do protocolo de pré-matrícula para garantir a vaga (não é necessário imprimir, basta anotar e levar na escola).

Como se inscrever no site gov.br

Antes de acessar a plataforma Matrícula On-line é preciso criar um cadastro único no gov.br. Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.

Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada pelo responsável com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.

Por Pedro Henrique Jacoby Cureau
Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Educação – SED

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.