Aluna de escola do interior de São Joaquim vence concurso Cartaz sobre a Paz

Luana Vieira Pereira, da Escola José Saturnino de Souza Oliveira, da Localidade de Pericó, no interior de São Joaquim, foi a vencedora do Concurso Cartaz sobre a Paz, com o tema “A Jornada da Paz”, promovido pelo Lions Clube. A joaquinense venceu a fase distrital do LD9 que compreende 50 Lions Clubes do Estado de Santa Catarina.

 

 

Ao longo de mais de 27 anos, milhões de crianças de 100 países já participaram desse concurso. Em São Joaquim, durante os seis anos em que o evento é realizado na cidade, mais de 3 mil jovens, com idade entre 11 e 13 anos, fizeram seus desenhos. Em 2019, participaram 880 alunos, de 15 escolas das redes municipal, estadual e particular.

 

 

A primeira etapa aconteceu nas próprias escolas, em fase eliminatória, sendo que a instituição poderia escolher até dois desenhos para inscrever na fase final, reunindo 26 cartazes. Os dois primeiros colocados, garantiram a vaga para participar da fase Distrital.

 

 

Como premiação desta fase, Luana recebeu um celular no valor de R$1.000, e seu desenho foi escolhido para disputar a fase Distrito Múltiplo, ou seja, a fase que compreende os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, em que apenas nove cartazes participam. Esta seletiva ocorre na primeira quinzena do mês de dezembro.

 

 

“Estou muito feliz, é gratificante vencer o concurso e ganhar um bom prêmio. Meu desenho mostra os pezinhos, racismo, a família unida. O globo simboliza a paz no mundo inteiro e a pombinha branca se destaca na maioria do desenho, finalizando a Jornada da Paz”, explicou a ganhadora do concurso.

 

 

Além da aluna vencedora, a professora de Artes recebe como prêmio uma diária para casal na Pousada Aracema, no município de Praia Grande. “Toda a escola ganha. A gente faz um trabalho em cima da paz, sabemos que o mundo, hoje em dia, não está fácil, as coisas estão muito violentas e precisamos que os países se unam para que haja um futuro melhor perante as crianças”, declarou Cecília Hugen, professora de Artes.

 

 

A próxima fase

 

Passando pela fase Sul do Brasil, o desenho da proveniente de aluna da escola do Pericó pode concorrer nacionalmente e, posteriormente, mundialmente, com a premiação entregue na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) no Dia Internacional do Lions. O grande vencedor recebe a quantia de U$ 5 mil.

“Nós, enquanto escola, incentivamos nossos alunos a participarem desses concursos, não visando somente à questão da premiação, mas sim que coloquem a criatividade no papel, que saibam interpretar a importância da paz”, disse Ana Tortelli, diretora da Escola José Saturnino de Souza e Oliveira.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.