in ,

Santa Catarina invade Brasília

A partir de hoje, o brasiliense poderá conhecer o que há de mais representativo na cultura de Santa Catarina sem sair do Planalto Central. O Catarinafest é aquele caso em que o destino vai até você, trazendo a tradição das festividades realizadas originalmente em cidades como Blumenau, Pomerode e Joinville. A abertura da festa será com o consagrado balé da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, orgulho catarinense e a única localizada fora da Rússia.

Os dez dias de festa são dedicados a shows típicos, espetáculos de dança e à gastronomia catarinense, com sua mistura de nacionalidades que remontam à colonização da região, principalmente com influências italiana e alemã. Assim ocorrem concursos típicos da cultura do Sul do Brasil como de Lenhador, para testar a força dos homens; ver quem é bom de copo no Chopp em metro dentro da Mini Oktoberfest; e presença da rainha e princesa que receberam os títulos na Oktoberfest de Blumenau.

No campo dos espetáculos, além do joinvillense Bolshoi, está o Carnevale Di Veneza, que revive os bailes de máscaras em Nova Veneza, e o Carnaval de Joaçaba, este bem brasileiro com fantasias que relembram as festas de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. “A proposta do conceito do evento é conduzir o público brasiliense aos encantos de Santa Catarina sem precisar de passagem aérea.  Ao entrar no CatarinaFest, a sensação é de contemplar a cultura da região trazida para o espaço”, comenta a idealizadora do projeto, Christiane Keiko Baba.

Serão dez dias com um verdadeiro contraste de cores, sons, sabores, atrações musicais, festas regionais, história, cultura, gastronomia, cervejas, vinhos, produtos coloniais, moda e artesanato. Quem quiser levar um pedaço de Santa Catarina para casa terá oportunidade de adquirir produtos de marcas catarinenses vindos direto da fábrica.

Artur Hugen, com Ascom/Embratur/AI/Catarinafest/ Foto: Paulino Menezes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Serra Catarinense será apresentada para agentes de viagens de Brasília

Seminário sobre Geoparque em Caminhos do Sul e Santa Catarina invade Brasília