Ônibus intermunicipais terão aumento de preço em Santa Catarina

Foto: Fernanda Kleinebing/ Agência Adjori

O preço das passagens de ônibus intermunicipais ficarão mais caras em Santa Catarina a partir do mês de agosto. O reajuste nas passagens foi autorizado na semana passada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc). Os reajustes variam entre 11% e 17%.

As empresas de transporte intermunicipais não tinham reajuste desde 2019. Nos contratos de concessão estão previstos reajustes anuais e extraordinários, como é o caso deste último aumento. “Nós temos critérios pro reajuste acontecer, eles são definidos através de uma resolução, de uma metodologia, que foi submetida a uma avaliação da comunidade”, explica o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

Segundo a Agência Reguladora, o valor do diesel utilizado pelos transportes está entre os principais motivos do aumento. Em junho, o combustível aumentou 10% e já está mais caro que a gasolina. Os dissídios coletivos dos trabalhadores também afetaram os preços em Santa Catarina.

Grando explica ainda que o percentual de aumento é calculado individualmente para cada empresa. “Não foi concedido um reajuste coletivo e sim um reajuste individualizado, onde cada empresa apresenta seus balanços pra agência. Através desses balanços a gente consegue analisar o impacto efetivo que esses custos de diesel, de mão de obra tem no resultado da empresa”, finaliza ele.

De acordo com o presidente, caso o Diesel tenha redução significativa de preços, pode ocorrer outro reajuste extraordinário no preço das passagens, desta vez, diminuindo os custos para a população.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.