Editorias

NotíciasClimaterraSanta CatarinaSaúdeAgriculturaSerra Catarinense

Contato

WhatsApp: +55 49 9 9157-6299Fale com o São Joaquim Online
Agência São Joaquim Online
Redimensionador de fonteAa
Agência São Joaquim OnlineAgência São Joaquim Online
Pesquisar
  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense
Siga-nos
Contato
WhatsApp: +55 49 9 9157-6299
Fale com o São Joaquim Online
- PUBLICIDADE -

Início » Notícias » Para acabar com o ‘bacon fake’, começam a valer novas regras no país

Notícias

Para acabar com o ‘bacon fake’, começam a valer novas regras no país

sjonline
Última atualização: 2 de março de 2023 09:21
sjonline
2 min de leitura
Compartilhar

As novas regras para a produção de bacon começaram a valer nesta quarta-feira (1º) em todo o país. Segundo portaria do Ministério da Agricultura e Pecuária, só será considerado bacon o produto feito da barriga do suíno. Antes, ele poderia ser obtido com os músculos adjacentes, sem osso, acompanhados da expressão “especial” ou “extra” na sua designação de venda.

A norma passa a valer para estabelecimentos e indústrias registrados no SIF (Serviço de Inspeção Federal) e no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).

A “revisão do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do bacon”, conhecido pela sigla RTIQ, prevê que produtos obtidos de cortes íntegros de lombo, pernil ou paleta de suínos, fabricados em processo análogo ao do bacon, terão denominação de venda com a indicação do corte anatômico de origem do produto.

Como, por exemplo, bacon de “denominação do corte”. Além disso, será proibida a inclusão de outros dizeres e alusões ao bacon na rotulagem do produto.

Outra atualização se deu nos ingredientes opcionais. Agora a elaboração pode contar com carboidratos mono e dissacarídeos; maltodextrina; condimentos e especiarias; água; aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia, previstos em legislação específica do órgão regulador da saúde e autorizados pelo Ministério da Agricultura; e sais hipossódicos.

Na normativa antiga, era composto de proteínas de origem animal ou vegetal, açúcares, maltodextrina e condimentos, aromas e especiarias.

de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

Os estabelecimentos registrados no Ministério da Agricultura terão prazo de um ano para se adequar às condições previstas no novo regulamento. Já os produtos fabricados até o final do prazo de adequação poderão ser comercializados até o fim de seu prazo de validade.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
MARCADO:Notícias
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior Criança morre vítima de meningite bacteriana em SC, sintomas trazem alerta aos pais
Próximo artigo Prefeitura divulga mapa com restrições de tráfego pesado em ruas centrais de São Joaquim
Nenhum comentário Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Tempo
14°C
São Joaquim
chuva moderada
14° _ 14°
97%
3 m/s
sáb
15 °C
dom
12 °C
seg
17 °C
ter
18 °C
qua
19 °C
Nos encontre nas Redes Sociais
- Publicidade -
Ad image

VEJA TAMBÉM

CuriosidadesNotícias

Fenômeno raro vai encurtar os dias e já tem data marcada; saiba mais

1 ano atrás
Notícias

Polícia Militar Ambiental flagra desmatamento e corte ilegal de Araucárias em São Joaquim

5 anos atrás
Destaque

Medo ao celular: Pix aumenta os casos de sequestro-relâmpago

5 anos atrás
Notícias

Jovem de 25 anos passa por eutanásia após batalha judicial na Espanha; entenda

8 meses atrás

Editorias

  • Notícias
  • Climaterra
  • Santa Catarina
  • Saúde
  • Agricultura
  • Serra Catarinense

Siga o São Joaquim Online

Facebook Youtube Instagram Tiktok

WhatsApp:
+55 49 9 9157-6299

Institucional

  • Sobre o São Joaquim Online
  • Anuncie no SJO
  • Contato
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Correções
  • Política Editorial

© 2026 São Joaquim Online — Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?