Cão de SC que sabe fazer contas e identificar cédulas de dinheiro

Foto: Reprodução

Um cachorro que “sabe fazer contas” e identificar cédulas de dinheiro está chamando a atenção no Oeste catarinense. Conhecido como Chapecó, nome da cidade onde vive, o border collie de três meses de idade foi adestrado pelo tutor, Marcos Vinicius da Silva, que há 26 anos trabalha com comportamento de animais domésticos.

Segundo o adestrador, basta mostrar uma cédula para o cão que ele indica o valor dela com quantidades específicas de latidos. Quando Marcos exibe uma nota de R$ 5, por exemplo, o cão late cinco vezes. Quando pergunta sobre uma nota de R$ 10, são 10 vezes.

Usando o mesmo método, de acordo com Marcos, o cachorro revela o resultado de operações matemáticas. Algumas são somas e subtrações básicas, outras envolvem a raiz quadrada de números.

Marcos coordena um projeto social, que busca entreter pessoas em situação de vulnerabilidade. “Agora, Chapecó está entrando junto para o time para levar alegria”, comenta. O treinamento acontece com metodologias específicas, além de paciência e constância.

“A gente começa primeiro ensinando ele a latir. Ensinamos ele a latir por gestos, porque o ‘ver’ é mais rápido que o ‘ouvir’. Depois que ele aprende, por gesto, a gente começa a fazer a associação com a voz. Cada vez que ele responde a pergunta, ele é presenteado om um petisco“, explica Marcos.
Segundo o adestrador, todos os cachorros podem aprender truques. É importante, no entanto, respeitar o limite e o tempo de cada animal. Não há restrição de raça e idade.

Com informações do G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.