Infestação de ratos em alimentos causa perigos para a saúde de crianças em creche de São Joaquim

É alarmante o caso que está sendo evidenciado há semanas na creche, que agora é chamada de CEI (Centro de Educação Infantil), do Bairro Santa Paulina onde uma infestação de ratos esta pondo em risco a saúde de crianças de professores.

O caso já perdura por semanas e os professores já não sabem mais o que fazer, pois a creche sofre em termos de infraestrutura por não ter um local adequado para guardar os alimentos. A parte das verdura fica em um armário aberto e divide espaço com outros utensílios.

Já os balcões onde ficam as panelas e os outros alimentos estão com as portas caindo e mal conseguem ser fechadas. As professoras também temem que dejetos e a urina dos ratos possam estar também presente na caixa d’água.

Cada vez que chegam na creche as professoras encontram os alimentos recobertos com dejetos de rato e conseqüentemente os descartam. Além do mais, o sacos de leite em pó, arroz e até mesmo de farina de trigo são encontrados perfurados pelos roedores e também estão sendo descartados há semanas.

Fezes de Ratos sobre os alimentos e até mesmo no pão

Após ser procurada pela mídia local, a Secretaria de Educação do Município de São Joaquim relatou que já está ciente do problema e pretende fazer a desratização da creche ainda nesta semana e que além da CEI da Santa Paulina ainda está com um problema de infestação de Taturanas no centro educacional da Localidade do Boava.

Vereador Dalton Nunes foi pessoalmente conferir a situação da creche

O Vereador Dalton Nunes foi pessoalmente até a creche do Bairro Santa Paulina e saiu de lá estarrecido com o que foi constatado:

-“Entendemos que a situação da prefeitura não é boa, porém ao constatarmos a situação da creche, que já nos havia sido repassado há dias atrás, verificamos se tratar de um grave caso de saúde pública, pois tratasse de alimentos, professores e pequenas crianças no mesmo espaço físico. Deixando de lados as condições do mobiliário da creche, realmente o que nos preocupa é situação que nos foi mostrado, e nos parece, de primeira mão, não tão difícil de resolver, pois cremos que uma boa dedetização dará fim ao problema. Acreditamos na competência e na rápida prontidão do secretário da educação e esperamos o quanto antes a solução do problema que deveria ter sido solucionado.”

Relatou o Vereador Dalton Nunes.

Os perigos das doenças transmitidas pelos ratos

As fezes desses animais carregam várias doenças potencialmente fatais que são transmitidas a humanos, geralmente pelo contato entre as mãos e a boca. A urina do rato transmite uma doença que pode ser extremamente grave, que é o caso da leptospirose.

 

 

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. QUE VERGONHA! SÃO JOAQUIM NOVAMENTE NAS MANCHETES E O QUE É PIOR, DENEGRINDO NOSSA IMAGEM. VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA…ETC ETC ETC. PRECISAMOS DE ADMINISTRADORES QUE ELEVEM O NOME DE SÃO JOAQUIM. É RATOS, ANIMAIS, MATAGAL, TERRENOS BALDIOS TOMADOS PELO MATO. E AGORA POVO? TÁ BOM ASSIM? MELHOROU?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.