As Luzes de Natal em São Joaquim

Por Jefferson Severino – Jornalista de Turismo

Infelizmente uma cidade que não entrou no mapa do turismo, a não ser quando neva. Aí sim conquista espaço na mídia nacional e mesmo assim não investem em turismo. Agora às vésperas do Natal, quando todas as cidades já estão iluminadas faz tempo (o Natal em Gramado, na fantástica Serra Gaúcha, tem a duração de mais de 80 dias), surge a campanha – “Colabore para a beleza das luzes de Joaquim“.
É triste mas é verdade. Na praça Cesário Amarante, somente agora iniciaram as instalações para a iluminação. Pense num negócio desse: A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio lançou a campanha “Adote uma árvore”, que prevê a parceria com o munícipe e o comércio, para que ocorra a adoção espontânea de árvores nas praças Cesário Amarante e João Ribeiro.
Além disso, a iniciativa da Secretaria em chamar o comércio para ajudar na realização deste momento diz muito sobre a importância da atuação coletiva do público com o privado, que já paga impostos além da conta. Projetos dessa magnitude precisam ser planejados constantemente… isso é lamentável e terrível até para os leigos na atividade turística…

1 COMENTÁRIO

  1. Falou pouco, mas disse tudo Jefferson. Eu sou joaquinense, mas tive a honra de viver e divulgar Gramado, Brasil afora, Durante 30 anos. Participei da fundação do Jornal de Gramado da Rádio Excelsior , da criação da Associação Comercial e tantos outros eventos que organizaram a sociedade. Trabalhamos duro e a cidade de veranista passou a turismo de eventos e técnicos, graças a parceria publico privada, Sem isso não se faz o turismo movimentar as 56 atividades afins. São Joaquim vai chegar lá, talvez, rapidamente como é o caso dos vinhos de altitude. Enquanto a Serra Gaúcha levou mais de 100 anos para alcançar a qualidade que conquistou, São Joaquim levou menos de 20. Com a ligação da BR 438, talvez o tempo pare e São Joaquim chegue lá, na meca do turismo em pouco tempo. Torço por isso…
    Artur Hugen – jornalista que iniciou como Redator de Noticias na Difusora em 1969 e hoje trabalha no Senado Federal há mais de 15. Obrigado a todos que acreditaram no meu trabalho!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.