9 curiosidades sobre o lixo que você não sabia

Os dados sobre o lixo no Brasil são chocantes, a começar pela quantidade que produzimos: são mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano!

A preocupação com o lixo que geramos não é de hoje e iniciativas para descartá-lo de forma adequada têm provocado reflexão sobre o papel de cada um neste problema que, afinal, é de todos. É assustador se pensarmos que só 3% de tudo que jogamos fora é reciclado.

No caso do lixo industrial e comercial existem leis para um gerenciamento de resíduos sólidos consciente. Isso garante que uma quantidade enorme de lixo seja devidamente descartado, reciclado e até comprado por outras empresas para reuso.

Para estar em dia com a legislação, no entanto, é preciso uma série de cuidados a serem tomados. Guilherme Gusman, sócio da VG Resíduos, que desenvolveu um software para gestão de resíduos industriais, explica a importância dessa atenção. “O trabalho que desenvolvemos tem como foco o lixo zero. Possibilitamos o controle de documentação de fornecedores, controle de documentação relativa à destinação de resíduos (como Certificado de Destinação, MTR), emissão de alertas quanto à capacidade de armazenamento e otimização de processos, buscando garantir um maior controle e uma melhor visão da gestão de resíduos”, conclui.

Seja em relação aos resíduos domiciliares ou industriais, é preciso mais consciência diante do lixo que produzimos. A prova disso são esses 9 fatos sobre o lixo que vão te surpreender:

  1. 5% de todo o lixo do planeta é produzido pelo Brasil; isso poderia render R$ 120 bilhões por ano se houvesse mais reciclagem. Se falarmos somente sobre plásticos, o país deixa de ganhar R$ 5,6 bilhões por ano quando não incentiva a reciclagem.

  2. Reciclar latas de alumínio gasta 95% menos energia que produzir latas novas.

  3. 95% das partes de um carro no fim de sua vida útil podem ser recicladas. No Brasil, apenas 1,5% dos veículos são reaproveitados.

  4. 50% dos resíduos produzidos em zona urbana são orgânicos, ou seja, de origem animal e vegetal, segundo o Ministério do Meio Ambiente.

  5. 10 milhões de toneladas de plásticos por ano vazam para os oceanos, de acordo com o WWF.

  6. São Paulo é a cidade brasileira que mais produz lixo.

  7. 6 milhões de toneladas de gás de efeito estufa são gerados pelo descarte inadequado do lixo.

  8. Um brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo por dia.

  9. Uma tonelada de papel reciclado evita a derrubada de 40 árvores adultas.

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.