Clube do Livro: O que você está lendo? ~O Mundo de Sofia ~

Biblioteca-em-casa-no-blog-da-Conexão-Décor..criatividade-1024x640

“Pois quando a gente entende que não entende alguma coisa é que a gente está prestes a entender tudo.” (Jostein Gaarder)

 

Mais uma vez estamos aqui, mais um livro, uma história, mais uma indicação feita por você: leitor.

O desafio foi aceito e hoje vamos viajar pelo livro “O Mundo de Sofia” de Jostein Gaarder, guiados pela aluna Paula Abreu, do 9º ano da EEB Manoel Pereira de Medeiros, que participa do projeto “O Prazer em Ler”, coordenado pelo Professor Adelar Ribeiro de Amorim.

 

O Mundo de Sofia, por Paula Abreu

“Numa certa manhã de maio, pouco tempo antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia encontra na caixa de correio um bilhete anônimo contendo apenas uma simples e estranha pergunta: “Quem é você?”.

Mais estranhos ainda são os cartões postais que um major desconhecido começa a lhe enviar do Líbano. Sofia, com os postais, recebe uma difícil missão: deve entregar os cartões a uma certa Hilde Knag, filha do major, que, por coincidência, completa 15 anos exatamente no mesmo dia que ela. o problema é que Sofia não tem a menor ideia de quem seja Hilde Knag, tampouco ouviu falar do major.

No decorrer da história, com todos os bilhetes do professor de filosofia, que se encarrega de ir apresentando a Sofia, de forma viva e transparente, os principais capítulos da história do pensamento ocidental, com lições emolduradas pelo cotidiano da menina, juntamente com os cartões postais do Líbano e da misteriosa Hilde. Sofia entra em mundo novo de descobertas que estão bem à nossa frente, mas que as ignoramos e acabamos tratando-as como cotidiano, e olhando-as com olhos de uma criança, modifica toda a sua vida e, claro, com participação direta do major, que parece saber cada passo de Sofia, e de sua filha Hilde, que cada vez mais, fazem as histórias se entrelaçarem e chegarem a um único destino surpreendente.”

 

Você também deveria ler

“É um livro extremamente fascinante, cheio de informações sobre filosofia e faz com que as pessoas se interessem pelo assunto e passem a querer saber mais sobre a nossa origem e o motivo para estarmos aqui. Considero, então, um livro para quem procura entender perguntas que pareciam, até então, incompreensíveis, de um jeito prazeroso e vivo.” (Paula Abreu)

Curiosidades

  • É o maior best-seller da editora Companhia das Letras, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos só no Brasil;
  • Foi adaptado para o cinema norueguês, idioma de origem do livro

Vida & Obra

Jostein Gaarder

 

Jostein Gaarder nasceu em 1952 na Noruega. Estudou filosofia, teologia e literatura, e foi professor durante dez anos. Estreou como escritor em 1986, tornando-se logo um dos autores de maior destaque em seu país. Ganhou projeção internacional em 1991, com O mundo de Sofia, traduzido para mais de cinquenta idiomas. Atualmente mora em Oslo com a esposa e dois filhos.

Quer saber mais sobre o autor e suas obras?

Clique aqui (Mundo Nerd… Muito além do Mundo de Sofia)

QUADRO NEGRO

As possibilidades de incluir esse livro na escola se abrem ao perceber que traz de forma atrativa assuntos que muitas vezes são ignorados pelos adolescentes.

Pode ser utilizado, por exemplo:

  • Língua Portuguesa e Literatura: análise e interpretação crítica, contato com a literatura norueguesa;
  • Filosofia, Sociologia e História: escolas de pensamento filosófico; história da filosofia; diferenças de pensamento, cultura e evolução das civilizações orientais e ocidentais.

 

Já leu esse livro? Conte-nos como foi, para você, mergulhar no mundo de Sofia. Deixe seu depoimento.

Envie a sua indicação: qual livro você leu e gostaria que todos conhecessem?

Os depoimentos e indicações podem ser enviados para a FanPage do São Joaquim Online Notícias  ou para o whatsApp (49) 99120-2657.

 

divider-2461548_1280.png

Ler é nossa paixão!
Escrever sobre livros é uma realização.

Essa é uma parceria de Bia Chiodeli, do São Joaquim Online, com Cintia Marinho, Instabooker, Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, IG: @cici_books

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.