Título de eleitor agora é feito 100% online; prazo para solicitar e votar nas eleições deste ano termina em maio

Divulgação

Se você é eleitor já há alguns pleitos, provavelmente lembra que, para ter o título em mãos, precisou ir a um cartório eleitoral para que o registro fosse feito.

Agora, no entanto, o deslocamento não é mais necessário. O título, para quem tem a partir e 16 anos, pode ser solicitado pela internet, de forma totalmente remota.

Basta acessar a plataforma Título-Net, gerida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário é necessário informar a unidade da federação em que reside e digitalizar documentos pedidos, que são uma uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação; um comprovante de residência atualizado e, no caso dos homens, certificado de quitação de serviço militar.

Depois do enviar os documentos, é só aguardar que a Justiça Eleitoral faça a análise e libere o título. E também dá pra acompanhar a solicitação pelo site.

Vale lembrar que o voto é obrigatório no Brasil para aqueles com 18 anos ou mais. Para os que têm 16 e 17 anos o voto é facultativo.

O prazo para tirar o título de eleitor e participar das votações este ano é dia 4 de maio.

Lembrando que o país vai as urnas em outubro para eleger presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.