Para oradores – uma útil e sábia lição – Por Henrique Córdova

“Será pela matéria ou matérias que tomam os pregadores? Usam-se hoje o modo que chamam de apostilar o Evangelho, em que tomam muitas matérias, levantam muitos assuntos, e quem levanta muita caça e não segue nenhuma, não é muito que se recolha com as mãos vazias.

Boa razão é também esta. O sermão há-de ter um só assunto e uma só matéria. Por isso Cristo disse, que o lavrador do Evangelho não semeará muitos gêneros de sementes, mas uma só…. Porque o sermão há-de ter uma só matéria e não muitas matérias.

Se o lavrador semeara primeiro trigo e sobre o trigo semeara centeio, e sobre o centeio semeara o milho grosso e miúdo, e sobre o milho semeara cevada, que havia de nascer? Uma mata brava, uma confusão verde.

Eis aqui o que acontece aos sermões deste gênero. Como semeiam tanta variedade, não podem colher coisa certa. Quem semeia misturas, mal pode colher trigo. Se uma nau fizesse um bordo para o norte, outro para o sul, outro para leste, outro para oeste, como poderia fazer a viagem? Por isso nos púlpitos se trabalha tanto, e só se navega tão pouco. Um assunto vai para um vento, outro assunto vai para outro vento, que se há-de colher senão vento?”.( Antônio Vieira, Sexagésima, pregado na Capela Real, no ano de 1655)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.