in

Os melhores hot spots para se degustar Vinhos Finos de Altitude em Florianópolis

Nos últimos anos, Florianópolis começou a refletir em suas cartas de vinhos o despontar da vitivinicultura de altitude no cenário catarinense.

Apesar de ainda apresentarem poucas opções, cada vez mais os restaurantes e wine bars da Capital estão trazendo para seus clientes rótulos produzidos no terroir de altitude de Santa Catarina. A venda e o consumo dos vinhos finos da Serra são um nicho de mercado relativamente recente, mas que tem demonstrado demanda, alto valor agregado e potencial de crescimento.     

Como capital de um Estado que tem relação histórica com o setor vinícola, Florianópolis ainda poderá avançar muito na divulgação e disponibilidade dos vinhos finos de altitude para os consumidores. E neste sentido, os espaços enogastronômicos da cidade já estão trilhando o caminho certo.

A seguir, apresento alguns dos meus hot spots preferidos para degustar os vinhos da Serra na Capital. Lembrando que são apenas dicas… Irresistíveis.

 

Amalfi

 

Com décor e cardápio inspirados na Costiera Amalfitana (Sul da Itália), desde 2016 o Amalfi Ristorante é a pérola de Santo Antônio de Lisboa. A partir de seu lounge e vidraças, os visitantes podem comtemplar o pôr do sol mais romântico da Ilha de Santa Catarina. Entre os vinhos, destaque para o tinto que é cartão de visitas da Quinta da Neve: um corte de Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Merlot que harmoniza sem erros com a proposta de cozinha mediterrânea da casa.

 

 

Ostradamus

 

Localizado na histórica e longínqua Freguesia do Ribeirão da Ilha, o Restaurante Ostradamus também possui acesso por via náutica e é referência em ostras depuradas e uma diversidade de frutos do mar. É a melhor opção para curtir a Ilha em sua essência mais pitoresca, sem correria. Sua adega subterrânea situa-se abaixo do nível do mar e conta com mais de 270 rótulos entre espumantes, vinhos nacionais e importados. Como contraponto para os dias aquecidos pelo clima insular, no Ostradamus a dica é apreciar o espumante Abreu Garcia Brut Rosé. Além da explosão de aromas e sabores, esse brut encerra em seu líquido o frescor e a amenidade do Planalto Catarinense.

 

Macarronada Italiana

 

O mais tradicional e concorrido restaurante da Beira Mar Norte. Fundada em 1979 pelo italiano Ezio Giannino Librizzi, a Macarronada Italiana possui uma ampla carta de vinhos, incluindo frizzante e prosecco. Representando o terroir catarina, destaca-se o Pericó Taipa.  

 

Le BarBaron

 

Outrora um point de badalação, frequentado pelo jet set da Ilha, a Praia Brava está recuperando seu lugar ao sol. Colaborando para esta verdadeira revitalização do lifestyle praiano, no verão de 2015 o Le BarBaron abriu suas portas e decks apresentando um misto de beach club e restaurante. Sem delongas, a dica é certeira: Thera Rosé.

 

Donna Jurerê Internacional

Difícil escolher o representante de Jurerê Internacional para essa lista, mas, se a vida é feita de escolhas, fico com o Donna. Nascido da fusão entre boa música e alta gastronomia, o dining club é a opção perfeita para um sunset. Neste espaço, a melhor pedida são os vinhos brancos e rosés da Quinta da Neve, Thera e Villa Francioni.  

 

The Wine Pub

 

A opção mais prática para conhecer os vinhos da Serra na Capital do Estado. Para facilitar, conta com duas unidades: uma na Mercadoteca, na Rota da Inovação da Ilha, e outra no Centro, no Largo Benjamin Constant. Em carta, três representantes da Serra: Thera, Leone di Venezia e Villaggio Bassetti.

 

[+] Bônus: Vini di Altezza

Finalizo a lista com uma dica bônus, que vem do Passeio Pedra Branca, de Palhoça. Inserido na proposta de um condomínio sustentável, o wine bar Vini di Altezza traz em seu nome o foco dos produtos servidos: vinhos de altitude. O estabelecimento traz para a Grande Florianópolis os rótulos “ítalo-serranos” da Villaggio Conti, a mais novata e promissora das vinícolas do Pericó Valley, em São Joaquim.

E aí, qual seu lugar favorito para apreciar vinhos em Floripa?

Fotos | Mariana de Lorensi

Conteúdo de Marketing | Branded Content

 

Gil Karlos Ferri | Apaixonado por vinhos e pela Serra Catarinense.

Master of Environmental History, coordenador do case História & Vitivinicultura e influencer wine lifestyle.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DJ Luizão Lima no Summer Fest São Joaquim

Schaiani Oliveira será a nova rainha do Clube Astréa em São Joaquim