Vacina da Janssen doadas pelos EUA: Ministério da Saúde diz que vai iniciar nesta sexta a distribuição dos 3 milhões de doses

Foto: WILLIAN MOREIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Doses estão estocadas em Centro de Distribuição do governo federal em Guarulhos e aguardavam liberação da Anvisa para distribuição desde o dia 25 de junho. Ministério da Saúde informou que imunizante será entregue até domingo(4).

O Ministério da Saúde disse que vai iniciar nesta sexta (2) a distribuição dos 3 milhões de doses de vacinas da fabricante Janssen que foram doadas pelos Estados Unidos há uma semana e ainda não deixaram o galpão do Centro de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo. A distribuição das doses deve ser finalizada até domingo (4).

No dia 25 de junho, o governo federal recebeu um pouco mais de 2 milhões de doses da Janssen. No dia seguinte, chegaram mais 947 mil doses. Do aeroporto, as doses foram para o galpão do Ministério da Saúde e continuam por lá.

Na quarta-feira (30), o governo federal disse que aguardava a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que chegaram em 25 de junho. No dia 30 de junho, a Anvisa disse que faltava receber documentos do Ministério da Saúde. Logo depois, a Anvisa informou que já tinha recebido os documentos e que as doses poderiam ser liberadas.

Na manhã de quinta-feira (1º), o Ministério da Saúde se reuniu com representantes dos estados e dos municípios para definir a estratégia de vacinação e o número de doses que iria para cada estado.

O recebimento da vacina da Janssen é importante, já que o imunizante precisa de apenas uma dose e ajuda acelerar o processo de vacinação em todo o país.

Em geral, vacinas importadas passam por um controle de qualidade para atestar se as condições de segurança do produto foram mantidas durante a viagem, antes de serem distribuídas. O mesmo procedimento é feito com doses da CoronaVac e da AstraZeneca.

Além destas 3 milhões de doses doadas pelo governo norte-americano, o Brasil já recebeu outras 1,8 milhão de doses da Janssen anteriormente.

Foram entregues 1,5 milhão de doses no dia 22 de junho e outras 300 mil unidades no dia 24 de junho. Estes lotes fazem parte de um contrato do governo federal com a farmacêutica que prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses até dezembro.

Até quarta, 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen tinham sido distribuídas pelo governo federal por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Vacina da Janssen

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

Com informações G1

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.